Anvisa e a nova regulamentação sobre alimentos e embalagens

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou que estão valendo as novas regras para a regularização de alimentos em vigor a partir de 1º de setembro de 2024.

Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 843/2024 e a Instrução Normativa (IN) 281/2024 introduzem um novo marco regulatório que irá aprimorar o controle pré-mercado de alimentos com base em critérios de risco.

Ainda, são enquadrados como alimentos com obrigatoriedade de comunicação de início de fabricação: açúcar, cacau em pó, chocolate, melaço, rapadura, adoçantes de mesa e adoçantes dietéticos, café, dentre outros – sem mudanças significativas em relação ao regulamento anterior (RDC nº 27/2010).

A atualização do regulamento estabelece três formas de regularização de alimentos:


  • Registro

Produtos que precisam de registro prévio, como fórmulas infantis e para nutrição enteral, continuam a precisar de aprovação da Anvisa.


  • Notificação

Alimentos considerados de risco intermediário, como cereais para alimentação infantil, água do mar dessalinizada, embalagens recicladas e produtos com alegações, podem ser regularizados por meio de notificação à Anvisa. Essa nova forma permite uma entrada mais ágil no mercado, mas as empresas ainda precisam fornecer informações à Anvisa.


  • Comunicação

Produtos com menor criticidade, ou seja, com menores riscos, devem manter a regularização por meio de comunicação aos órgãos locais de vigilância sanitária.

As empresas têm o prazo de 12 a 24 meses após setembro de 2024, para se adequarem às novas normas, dependendo da categoria. 

O Sistema de Consultas da Anvisa permite saber se um produto está regularizado junto à agência.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/fique-atento-novas-regras-para-regularizacao-de-alimentos-entram-em-vigor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *